Visitar a Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um país tradicionalmente fechado ao turismo. Pelo menos ao turismo tal como o entendemos, porque as peregrinações a Meca e a Medina trazer ao país milhões largos de pessoas por ano, mas tratam-se de peregrinações de carácter religioso.

A sua natureza conservadora leva-a a reduzir os contactos com o exterior ao mínimo, especialmente no que toca ao mundo ocidental.

É um dos países do mundo para os quais era praticamente impossível viajar em turismo, especialmente para uma viagem independente, mas surgem agora notícias de uma abertura controlada.

Sim! já é possível fazer um visto para a Arábia Saudita pela Internet.

O herdeiro ao trono pretende dinamizar o turismo na Arábia Saudita, fala da abertura de novos resorts, de rivalizar com os vizinhos Emirados Árabes Unidos nesta frente. Mohammed Bin Salman pretende que 2030 visitem o seu país 30 milhões de turistas. Para já as autoridades criaram um sistema de e-vistos que agilizará o processo, dentro do possível, de obtenção de autorização de entrada no país.


Férias na Arábia Saudita


Para além das condições balneares existentes nas suas costas, especialmente na do Mar Vermelho, para onde estão planeados os empreendimentos destinados ao turismo, a Arábia Saudita tem uma vasta quantidade de locais de interesse histórico e natural.

Na lista de Património Mundial da Humanidade existem cinco locais UNESCO na Arábia Saudita, a que se juntam nove outros candidatos. A verdade é que por se encontrar tão fechado ao turismo, o país encerra maravilhas que se mantêm desconhecidas dos viajantes.


Mada’in Saleh


Madain Saleh

Quem já ouviu falar de Madain Saleh, uma cidade nabateia com traços semelhantes aos da famosa Petra, na Jordânia? Este é apenas um exemplo, mas quem visitar a Arábia Saudita terá muito com que se maravilhar.

Centro Histórico de Jeddah


Centro Histórico de Jeddah

A própria Jeddah, uma porta de entrada tradicional para os peregrinos que se destinam a Meca, tem um centro histórico fascinante.


At-Turaif


At-Turaif

Oásis de Al-Hahsa


Oásis de Al-Hahsa

Arte Rupestre em Hail


Arte Rupestre na Região de Hail

O caminho de ferro de Hejaz, construído em 1909 pelo Império Otomano para providenciar transporte aos peregrinos que vinham de Damasco, tem um par de segmentos em utilização, que oferecem uma experiência única.

Em Al Hula, no Noroeste do país, o visitante encontrará uma imensa cidade fantasma feita de oitocentas casas de lama, algumas delas com mais de dois mil anos.

Dhee Ayn é uma aldeia fortificada construída numa montanha de mármore, um reduto impressionante numa região conhecida como a “terra das mil e uma torres”, devido às muitas estruturas defensivas existentes por ali.

Aos que se interessam mais por fenómenos naturais terão sempre as delícias do deserto, com o seu silêncio ensurdecedor, as areias sem fim, as noites sob um tecto de estrelas. Mas há locais específicos que interessarão ao turista, como Al Wahbah, um aparente local de impacto de um meteorito que na realidade é de formação vulcânica.

Visitar a Arábia Saudita

Agora que se dissiparam as dúvidas sobre os atractivos da Arábia Saudita para o visitante, é preciso deixar claro que se trata de um país muito particular, com regras e uma cultura muito peculiar, por vezes severas e com consequências graves para os infractores. A religião da Arábia Saudita é o Islão, e será melhor estudar com atenção o que pode ou não fazer durante a sua visita para se manter a salvo de incidentes com as autoridades.


Destinos na Arábia Saudita